Educação

Alunas desenvolvem telha 100% ecológica

Projeto contou com apoio de empresa privada e pesquisadores da USP

Jornalismo TVB Record

 

 

 

 

 

 

 

Duas alunas de uma escola estadual da cidade de Limeira desenvolveram um projeto para a feira de ciências da escola que resultou em parcerias e reconhecimento internacional. Trata-se de uma telha 100% ecológica desenvolvida a partir do bagaço da laranja. Além da telha, as estudantes Larissa Souza Galvão e Mariana Oliveira Silva também produziram divisórias e portas do mesmo material. A proposta visa reduzir os impactos ambientais e também tornar-se uma alternativa sustentável, de baixo custo, destinada às moradias de famílias de baixa renda.

A cidade de Limeira é conhecida pela produção de laranjas e, o objetivo do projeto seria utilizar o material orgânico residual como matéria-prima. O estudo contou com a parceria de uma empresa e também com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, que auxiliou no desenvolvimento de um método de reaproveitamento de baixo custo. A telha, além de sustentável, é mais barata que uma tradicional de argila. O material também mostrou-se resistente a raios UV e foi testado a partir de todas as normas da construção civil.

Agora as alunas se preparam para participar da Exporcerca Jove, em Barcelona, na Espanha. Também participarão da etapa final da 5ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FECEESPC).

 

Confira a reportagem completa:  

                                                                                                                                                                                        

 

 

 

 

 

 

Mais de Educação